quinta-feira, 15 de março de 2007

Sua querida bola Nike.

Estamos bem perto da barbárie. Somos movidos por ela. A ganância. Queremos sempre mais, e os outros que se explodam. Você já parou pra pensar quem costurou a sua bola Nike da pelada do domingo? Nunca reparou nos dizeres que tem na embalagem?


- FEITO A MÃO. -

Bem é claro que eles não colocam assim em letras garrafais, muito provavelmente é uma frasesinha no fim da embalagem.
Mas, você sabe quais foras as mãos que a costuraram? Não? Pois devia saber um pouco mais da história da sua querida bola Nike.
São as mãos de quem passou de usuário para fabricante, meninos que procuram nisso um forma de ajudar ou até mesmo sustentar a renda da sua casa.
Meninos apenas meninos. Sem mãos, sem dedos, sem sonhos, sem nada. A agulha usada para costurar essa tal bola perto da mão desses meninos parecem mais espadas afiadissimas, um corte e pode ser fatal. Em muitos lugares que se fabricam as bolas quando um menino se corta, os mais velhos do local com um machado ou ferramenta similar cortam o dedo na falange livrando assim o garoto de ter uma ferida infeccionada o que em poucos dias pode levar-lo a morte.
A cada dedo perdido vai também um sonho, e o que fica? Cadê o menino que devia estar brincando, sonhando, pulando, vivendo. Foi escravizado meu bem, isso é triste. É de vida.

Acho que chegamos realmente a era da barbárie.

Notas:

- No texto, não condeno quem adquire ou usa o produto da citada marca, apenas mostro a mão de obra que o faz.
- Eles cortam logo o dedo, justamente por não possuir medicamentos que curem a ferida, e se não cortar, a ferida pode levar a gangrenação e pode evoluir para um quadro fatal.
- Os meninos em questão são oriundos de países pobres da África, e de outros lugares onde a Nike mantem suas fábricas globais.

3 comentários:

onire disse...

sabe o que isso me lembra??
as multinacionais.
e sim, a nike é uma multinacional.
e os paises poderosos usam os países pobres para produzir seus produtos mais baratos, enquanto os países pobres e seus habitante se fodem.
e do que eu chamo esse tipo de atitude??
egoísmo.
(e ainda tem gente que chama de esperteza....)

bjão poeta-chan

=************

Mila disse...

Esses filhos da puta só querem lucrar e explorar os outros pra continuar no restrito poderio consumista.

E o pior de tudo, é que mesmo que a gente esteja consciente disso, é praticamente impossível mudar. >/

beijo lua ;*

BoMbA disse...

excelente seu texto ana lu
gostei muito faça + desses

xeiroooo

=]