domingo, 3 de junho de 2012

3.

* - Postagens aleatórias de 2012 ou apenas reflexões.

A lua no céu me parece tão grande hoje. Olhando-a daqui de baixo fico anestesiada com tamanha beleza e brilho. Sorrio. Há milênios ela influência a água no planeta. Uma índia me contou outro dia que em noites de lua grande, bebês no útero de suas mães se mexem mais. O fato é que não tem como não parar tudo e olhar para o céu. A beleza da lua me deixa muda.
Nossa Senhora do Silêncio. Este era o nome pelo qual Fernando Pessoa chamava a lua. Nossa Senhora do Silêncio, me disse um sábio intelectual das ciências sociais outro dia.
Oxu, na Mitologia Yoruba que fundamenta o Candomblé no Brasil. A lua se chama Oxu em algum lugar da África.
Mond. Der Mond, em alemão. Em alemão a lua não é uma palavra feminina, e sim masculina. Esse fato, acredito eu, altera a cosmovisão daquele povo sobre a lua. Fico tentando imaginar as estórias para crianças alemãs onde a lua (tão feminina pra mim) se torna um elemento masculino.
A luz dela é tão forte, e de tanto olhar encegue-ço. Jurei ver São Jorge e o Dragão dando a volta nela agora. Coitado, porque foi para tão longe? 
Outro dia ouvi alguem dizer que um homem chegou até ela. Depois escutei também muitas teorias que tentavam mostrar que tudo não passou de conspiração.
A valsa mais bonita que eu ouvi nessa vida foi feita pra ela. E quem fez, jurou de pé junto que esteve lá, e que encontrou anjos.
O certo é que há milênios ela influência a vida neste planeta. As marés, as mentes, os corpos, os sonhos, a vida.
Olhando-a daqui de baixo, me sinto cada vez mais como se estivesse num barco, navegando no universo, me guiando pelo brilho e pela beleza do luar.

03/06/12

2 comentários:

Janayna disse...

sempre admirei a lua profundamente.
minha eterna confidente, ela sabe todos os meus segredos.
e pode acreditar, ela sempre responde quando preciso saber algo.

http://www.youtube.com/watch?v=0uWrHAM0V_8

tomei a liberdade de colocar esse link aqui, é de uma música de Raul Seixas, que eu, particularmente, acho linda. acho que você irá gostar também.

Nininho disse...

depois dá uma sacada no que novalis falava da lua, ele um alemão!